Fratello Uno


Voltar


Publicado em 18 de agosto de 2014

10 dicas de como conservar os alimentos e evitar o desperdício


O desperdício de alimentos é algo bastante frequente, enquanto muitas pessoas sofrem com a fome e a desnutrição. E o pior, é que muitas vezes desperdiçamos alimentos por simples falta de atenção. Sem contar, que alguns alimentos facilmente se estragam, por isso exigem um pouco mais de cuidado.

Aprenda a fazer seus alimentos durarem por mais tempo apenas armazenando-os corretamente e confira 10 dicas simples de conservação de alimentos para evitar o desperdício.

1. Primeiro, antes de comprar, planeje bem fazendo uma lista de compras. Assim você evita levar o que já tem em casa, o que é mais fácil de estragar;

2. Ao comprar alimentos que já tenha em casa, utilize sempre os mais antigos. Se possível, congele o que ainda vai demorar para usar;

3. Guarde seus laticínios – queijo, leite, requeijão, manteiga etc – na prateleira mais alta da geladeira. Estes alimentos são mais fáceis de estragar se não forem mantidos na temperatura certa.

4. Mantenha frutas e verduras mais delicadas, em uma única camada, para mantê-las frescas. Ou seja, tire-as das bandejas nas quais elas normalmente são comercializadas e distribua-as separadas de outras frutas, em algum recipiente isolado. Isso impede que o suco das frutas vaze e prejudique as demais.

5. Conserve o pão de forma em temperatura ambiente, ou seja, fora da geladeira. A temperatura mais baixa de um refrigerador faz com que o processo de desidratação aconteça mais rapidamente.

6. Guarde os limões na geladeira, isso faz com que eles se mantenham mais saborosos e durem mais. Você pode até armazená-los em um saco plástico para uma maior duração.

7. Conserve os tomates de cabeça para baixo. Ao armazenar os tomates com a haste para baixo (em temperatura ambiente, e não na geladeira), impede-se que o ar e a umidade entrem pelo local de onde o fruto foi arrancado no momento da colheita. Isso prolonga um pouco a sua vida útil.

8. Para conservar bananas por mais tempo envolva seus cabinhos em plástico. Ao fazer isso se retarda o processo de amadurecimento e, consequentemente, as frutas não estragam tão rápido. Assim como mamão, neste caso ele todo .

9. Alimentos como presunto e queijo devem ser armazenados em potes plásticos, papel alumínio ou vegetal dentro da geladeira. Se ficarem expostos à umidade, até mesmo dentro da geladeira, eles ressecam e estragam rápido.

10. Carne vermelha, frango, peixe e porco precisam ser retirados de suas embalagens, colocados em um recipiente e guardados no congelador. Para não perder suas características de sabor e textura, as carnes nunca devem ser recongeladas. Temperar a carne antes de congelar também ajuda na conservação.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!