Fratello Uno


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Publicado em 16 de julho de 2014

3 dicas de nutrição para garantir concentração e raciocínio



Concentração, raciocínio e memória são fundamentais e o que está no prato tem tudo a ver com isso.

Segundo Vanderlí Marchiori, nutricionista da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), o ideal é que sejam consumidos lanches entre as refeições, com frutas frescas e secas e sementes. A concentração de gorduras saturadas não inflamatórias e insaturadas presente nesse alimento garante que a transmissão de impulsos nervosos seja mais eficaz e, com isso, as falhas sinápticas sejam evitadas. “Com menos falhas sinápticas, há muito mais retenção de informação no cérebro e melhoria da memória, ou seja, o aproveitamento de todo o conteúdo estudado é substancialmente melhor”, explica.

Confira 3 dicas para garantir a eficiência da memória, concentração e raciocínio:

1 . O amendoim é uma boa opção, só que o consumo não deve passar de 30g por dia, pois é calórico. Ele é fonte de fibras, vitaminas antioxidantes, minerais e fitoquímicos e é rico em ácidos graxos insaturados. Além de todas suas propriedades naturais, ele possui vitamina E, nutriente importante para a memória e que eleva o nível de saciedade por até duas horas, e vitamina B, que é essencial ao sistema nervoso, auxilia na digestão e afasta o mau-humor, ajudando na formação da serotonina, conhecida como hormônio do bem-estar.

2 . Optar pelos alimentos integrais pode ser uma boa pedida. Com mais saúde o corpo consegue funcionar melhor.

3 . Sucos naturais diversos são uma ótima opção de lanche. Ingredientes como a uva, o morango, o tomate, a maçã, o pêssego e o kiwi ajudam a estimular o trabalho do cérebro.

Fonte: Universo Jatobá