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Publicado em 22 de março de 2015

8 dicas para acabar com o cansaço


Estilo de vida saudável e exercícios físicos minimizam o problema; causa da fadiga deve ser investigada por um médico

O mundo cobra produtividade, mas a vontade é deitar em um sofá e não levantar mais. Se uma fadiga inexplicável te atinge e persiste por dias a fio, é sinal de que algo não anda bem com sua saúde, seja ela física ou emocional. Pesquisa feita pelo Ibope, em 2014, apontou que 61% dos brasileiros se sentem muito cansados frequentemente e o sedentarismo é a principal razão.

A falta de exercícios físicos e a inconstância ao praticar a atividade geram cansaço. E a partir de então, o corpo entra em um círculo vicioso: quanto menos alguém faz exercício, mais cansado fica. Para aqueles que religiosamente mexem o esqueleto e ainda se sentem cansados, o clínico geral Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que a fadiga pode ser causada por outras razões não muito claras. Em algumas ocasiões, nem os médicos conseguem descobrir o motivo de tanto cansaço.

“Às vezes, procuramos e não encontramos nenhuma causa aparente”, diz ele. Nesse caso, costuma-se investigar se a pessoa teve alguma infecção viral tempos antes de começar a reclamar do cansaço. Embora estudos científicos ainda não tenham comprovado essa relação, Camiz conta que em muitos casos de fadiga há o histórico de infecção.

>> Veja 8 dicas para mandar o cansaço embora:

1) Tente estabelecer regras básicas no dia a dia para diminuir o estresse, como conciliar os horários no contrafluxo do trânsito para evitar congestionamentos.

2) Beba bastante líquido e estabeleça horários para a alimentação, evitando intervalos longos entre as refeições

3) Pratique exercícios a fim de quebrar o estresse exagerado de longas horas de trabalho e minimizar o sedentarismo.

4) Faça refeições leves para não atrapalhar a produtividade.

5) Mantenha o ambiente de trabalho adequado, deixando o computador na posição em que favoreça a postura correta. Além disso, temperatura agradável e boas condições de higiene melhoram as condições de trabalho.

6) À noite e nos fins de semana, desligue-se do trabalho para sair da rotina.

7) Desenvolva atividades motivadoras fora do trabalho, como fazer cursos em áreas de interesse ou dedicar-se a um hobby.

8) Invista em bons relacionamentos em casa, no trabalho e com os amigos.

Fonte: saúde.ig