Fratello Uno


Voltar


Publicado em 9 de julho de 2014

9 dicas para reaproveitar a casca dos alimentos


Milhões de pessoas no Brasil e no mundo vivem em situação de extrema pobreza sem ter o que comer todos os dias. E a maioria das famílias brasileiras desperdiça boa parte dos alimentos que poderiam ser reaproveitados de outra maneira. As cascas de frutas e legumes têm um alto valor nutricional e muitas vezes são simplesmente jogadas no lixo. Segundo a ONG Banco de Alimentos, a quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas presentes nas cascas é até maior do que a parte que consumimos.

O Brasil é um dos países campeões em acúmulo de lixo orgânico. E esse lixo pode atrair ratos, moscas e baratas. O Universo Jatobá separou algumas dicas para você reaproveitar melhor os alimentos!

1 . Suco de manga: Sabe aquela manga que você descasca e acaba jogando todas as cascas no lixo? Uma opção é fazer um suco de manga com essas cascas. Você vai precisar de 5 cascas de manga picadas, 1 litro e meio de água e açúcar ou mel a gosto. Coloque as cascas da manga e a água no liquidificador e bata por 2 minutos. Depois é só coar e adoçar.

2 . Doce de casca de maracujá: Lave 6 maracujás, em seguida descasque-os e deixe toda a parte branca com água. Deixe de molho de um dia para o outro. Coloque as cascas de maracujá em uma panela, adicione 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Se quiser, você pode colocar canela.

3 . Doce de casca de melancia: Guarde as cascas de meia melancia, remova a parte verde da casca, passe a polpa branca pelo ralador. Em uma panela, coloque a melancia, meio quilo de açúcar com meio copo de água. Junte cravo e canela à gosto e deixe ferver por 10 minutos para formar uma calda.

4 . Esfoliante com casca de banana: Coloque um pouco de açúcar na parte interna da casca da banana. Esfregue a casca da banana com o açúcar pelo corpo todo e depois enxágue.

6 . Patê de talos de legumes: Separe duas colheres de talos de beterraba e de espinafre, 1 copo de ricota ou maionese e sal e pimenta à gosto. Bata tudo no liquidificador e está pronto. Você pode fazer o patê com talos de outros legumes da sua preferência.

7 . Aperitivo com cascas de batata: Frite as cascas das batatas em óleo quente até ficarem douradas. Se quiser, adicione orégano ou outro tempero a gosto. Você também pode levar as cascas das batatas ao forno, deixe dourar por cerca de 10 minutos. Depois vire as cascas para dourar o outro lado.

8 . Hidratante de abacate: O abacate é um ótimo hidratante para sua pele. Esfregue a casca interna do abacate no seu rosto e deixe agir por alguns minutos. Depois é só enxaguar.

9 . Para espantar as moscas: Utilize a casca da laranja ou de outra fruta cítrica como o limão no lugar do tablete daquele aparelho repelente que você liga na tomada. Você vai espantar todos os mosquitos!