Fratello Uno


Voltar


Publicado em 19 de fevereiro de 2015

Conheça os benefícios da batata yacon


É difícil encontrar quem não goste de batata, não é? Hoje, o Universo Jatobá fala da batata yacon, de origem Andina, que chegou ao Brasil no começo dos anos 90. Ela é mais doce e tem muitos benefícios para a saúde, inclusive o de ajudar a combater o diabetes. O alimento tem um tipo de carboidrato que é absorvido mais lentamente, a inulina, que acaba agindo como as fibras no organismo e ajuda na perda de peso. O açúcar é liberado aos poucos e isso colabora para equilibrar a taxa de glicose no organismo.

A inulina é fermentada pelo intestino e estimula a formação de bactérias benéficas. Com isso, a imunidade aumenta e o risco de desenvolver doenças como inflamações, por exemplo, diminui muito. Além das propriedades antioxidantes, ela também é responsável por controlar o colesterol. A quantidade de potássio ajuda na prevenção da fadiga, das dores musculares e também auxilia no controle da pressão arterial. As pessoas que se alimentam por sonda, por exemplo, precisam de alimentos mais completos no quesito nutricional. E a batata yacon é uma boa alternativa, já que tem um alto teor de água e de fibras. A inulina não é viscosa e isso ajuda a não obstruir a sonda.

Para conseguir aproveitar todas as propriedades, o ideal é consumi-la crua em saladas ou sucos. Anote duas sugestões de sucos para tomar até uma vez ao dia:

– Bata no liquidificador ou na centrífuga 1 batata yacon pequena sem casca, 1 kiwi e o suco de duas laranjas e beba na hora, de preferência, sem coar.

– Junte 1 rodela de abacaxi, 1 folha de couve sem talo, meia maçã, meia batata yacon e meio copo de água de coco. Bata tudo no liquidificador e beba imediatamente. Prefira ingerir sem coar.