Fratello Uno


Voltar


Publicado em 15 de setembro de 2015

Dicas para aliviar a gastrite


A gastrite é um mal comum. Ela é a inflamação da mucosa que reveste o estômago e o bom resultado do tratamento é a soma do acompanhamento médico e da alimentação correta.

As causas mais frequentes são: ingestão excessiva de álcool, uso prolongado de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios ou a gastrite autoimune, que ocorre quando o organismo produz anticorpos que agridem a ele mesmo. O refluxo e o estresse excessivo também podem causar a gastrite.

O que se sente é uma dor na parte superior da barriga, que pode vir junto com azia ou queimação, e pode evoluir, por isso é preciso cuidar das causas. Náuseas, vômitos e perda de apetite também são alguns dos sintomas. O recomendado é consultar um médico para identificar o tratamento ideal para cada caso.

Veja algumas dicas:

– Evite bebidas e alimentos com cafeína.

– Evite analgésicos, anti-inflamatórios e bebidas alcoólicas.

– Procure manter a regularidade das refeições. É importante comer a cada 3 horas e mastigar bem os alimentos, sem pressa.

– Evite alimentos com corantes, frituras, embutidos, pimentas e condimentos fortes, frutas cítricas, leite e derivados.

Agora, anote uma receita de suco à base de mamão papaia. Ele auxilia na digestão e, como não é uma fruta ácida, ajuda a acalmar o desconforto na mucosa do estômago.

Ingredientes:

1 mamão papaia sem semente

200 gramas de polpa de acerola

100 ml ou um copo de água

Bata no liquidificador e tome imediatamente para garantir as propriedades. O ideal é tomar após as principais refeições do dia e sem adoçar. Mas, se preferir, opte pelo mel.

O suco é apenas uma sugestão para complementar a alimentação de quem sofre com a gastrite. Sendo assim, ele não pode ser responsável por acabar com ela. Reforço a importância de consultar um médico de sua confiança para realizar o tratamento corretamente.