Fratello Uno


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Publicado em 12 de setembro de 2014

Dicas para tratar acne com alimentação


Não importa a faixa etária, todo mundo está sujeito ao aparecimento de espinhas. A acne não está relacionada apenas às alterações hormonais, mais comuns na adolescência, gestação e períodos menstruais. Os alimentos que ingerimos também tem sua parcela de culpa e podem agravar ainda mais o problema.

A dica é não se concentrar apenas nos tratamentos estéticos. Os produtos podem contribuir para amenizar as lesões causadas na pele, resultado da obstrução dos poros onde estão as glândulas sebáceas. Essa obstrução causa a inflamação, popularmente chamada de espinha, que pode ser influenciada pela alimentação.

Os alimentos que mais merecem atenção são os doces. Alimentos com alto índice glicêmico, pobres em fibras e nutrientes são os mais prejudiciais à aparência da pele. Portanto, comece controlando as tortas, balas, docinhos e tudo mais que tiver muito açúcar.

Outro alimento que merece atenção é o leite e seus derivados. A presença de hormônio em sua composição contribui para o aumento da produção das glândulas sebáceas. Uma alimentação saudável é benéfica ao organismo, pois combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento cutâneo, ajuda na restauração da pele exposta à fatores ambientais e contribui para a produção e renovação de colágeno, responsável pela sustentação da pele. Ou seja, se adapte ao costume saudável e tenha uma pele lisinha.

Sabendo o que evitar, vamos à lista do que pode auxiliar no tratamento e prevenção da acne.

– Coma mais peixe

Com altos índices de nutrientes e muito benéficos a saúde, peixes como atum, sardinha e salmão ainda são ricos em ômega-3. Uma gordura benéfica à saúde que ajuda a reduzir doenças cardíacas, o colesterol ruim e os triglicerídeos. Além disso, a presença de sais minerais em grandes quantidades fazem dos peixes grandes aliados no combate às inflamações, ajudando na diminuição da acne.

– Amarelo é a cor

Frutas e verduras de cor amarela são ricas em betacaroteno, outro grande aliado nos combate aos processos inflamatórios, vitaminas A e do complexo B, fósforo, cálcio e potássio. Com todos esses elementos pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja, pêssego, entre outros, ajudam a manter a pele sempre rejuvenescida e limpa.

– Hidratação é fundamental

Um corpo hidratado fica mais saudável. A ingestão de dois litros de água por dia é a receita para eliminar as toxinas do organismo. A presença de mais líquido contribui para a formação e renovação do colágeno, uma proteína responsável por dar firmeza à pele.