Fratello Uno


Voltar


Publicado em 1 de setembro de 2014

Os alimentos que mais hidratam o corpo


Com as altas temperaturas do verão e consequente aumento do aquecimento corporal, a desidratação é comum. Uma medida simples e saborosa para repor o líquido perdido é adicionar alimentos ricos em água ao cardápio. Conheça quais são os alimentos que mais hidratam o corpo e acrescente-os a sua dieta.

A água representa de 50 a 70% do peso corporal e a dica é que, a cada mil calorias gastas, pelo menos um litro seja resposto. É importantíssima uma boa hidratação, não apenas durante a atividade física, mas também para um bom funcionamento do organismo também.

Alimentos que hidratam o corpo podem ser incorporados diariamente em todas as refeições. Por isso, conheça, a seguir, 13 itens que devem ser incluídos na alimentação para garantir a hidratação e o bom funcionamento do organismo.

– Melancia

Com 92% de água em sua composição, a fruta refrescante e doce possui, entre seus nutrientes, licopeno e glutationa, responsáveis por proteger o organismo da oxidação celular.

– Abóbora

Quando cozida, a abóbora possui em sua composição 86% de água. Nessa versão, a hortaliça é rica em fibras, fósforo e potássio, que ajudam a manter o ritmo cardíaco e fortalecer os músculos.

– Abobrinha italiana

Composta por 93% de água, a abobrinha italiana também é uma boa opção para hidratar o corpo. Além disso, o alimento é rico em fósforo e potássio.

– Cenoura

O item cru, além de ser muito saboroso, possui 90% de água em sua composição, além de conter carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

– Tomate

A fruta crua contém 95% de água, além de fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, vitamina C e carotenoides, nutrientes que são ainda melhor aproveitados se as sementes não forem retiradas. O tomate ainda é rico em licopeno, substância que ajuda a combater os radicais livres do organismo.

– Pepino

Pepino cru em rodelas também é indicado para quem quer deixar o organismo hidratado. Ele possui 96% de água, além de fósforo e potássio.

– Morango

Muito requisitado em sobremesas, o morango é uma excelente fonte de vitamina C, além de ser rico em fibras e conter 92% de água em sua composição.

– Abacaxi

Rica em vitamina C, o abacaxi é composto por 87% de água. Também presente no abacaxi, a bromelina é uma substância que auxilia muito na digestão, o que torna o alimento uma boa opção como sobremesa ou suco.

– Pêssego

Um pêssego médio tem 89% de água. Com quantidades significantes de vitamina A em sua composição, a fruta ainda ajuda na prevenção de problemas relacionados à pele e à visão.

– Framboesa

Famosas pela presença de substâncias antioxidantes, as framboesas também são excelentes quando o assunto é hidratação. Numa porção com 100 gramas de framboesas, há 87% de água.

– Alface

A alface é a folha que mais traz benefícios de hidratação ao corpo, ao mesmo tempo em que é pouco calórica. Uma xícara (de chá) de alface picada, por exemplo, tem 96% de água e apenas dez calorias.

– Rabanete

Outro aliado da saúde, o rabanete é fonte de cálcio, ferro, potássio e vitaminas C, B1 e B2. Ele ainda ajuda no processo digestivo, previne o organismo de infecções e purifica o sangue, os rins e a bexiga, tudo isso enquanto hidrata o organismo.

– Repolho

O Repolho contêm 93% de água em sua composição e é uma rica fonte de potássio, cálcio, fósforo e ainda tem vitaminas A e C. Entre os seus benefícios, ele está na lista dos alimentos que auxiliam no emagrecimento e na digestão. Uma xícara (de chá) do vegetal picado tem apenas 15 calorias e ainda ajuda na queima de gorduras e no combate ao colesterol.