Fratello Uno


Voltar


Publicado em 21 de outubro de 2015

Por que o cálcio é tão importante?


Você já deve ter ouvido alguma mulher reclamar de problemas ósseos. Chega uma idade, principalmente depois da menopausa, em que as mulheres começam a sentir dores e até dificuldades de locomoção. Mas sabia que é possível criar um banco de cálcio, como se fosse uma poupança, para evitar algumas doenças na melhor idade?

Uma das funções do cálcio é proporcionar uma boa saúde óssea. Por isso, da infância até os 20 anos é fundamental ingerir alimentos ricos no mineral, como explica a professora da Faculdade de Medicina da USP e responsável pelo ambulatório de osteoporose e doenças ósseas do Serviço de Reumatologia do Hospital das Clínicas, Rosa Maria Rodrigues Pereira. “Nessa faixa etária, você faz uma poupança de osso, pensando no futuro. Com isso, na idade adulta e na velhice, a perda de osso não causará tantos problemas”.

Mas por que perdemos osso na terceira idade? Rosa explica que “os hormônios, principalmente o estrógeno feminino é importante para manter a massa óssea. Na menopausa, esse hormônio cai e faz com que haja uma abrupta perda de osso. O homem, por exemplo, não tem essa perda abruta”.

Não importa se você é homem ou mulher: para fixar cálcio é necessário ficar atento também aos níveis de vitamina D, que o corpo absorve ao se expor ao Sol. Portanto, se a pessoa tem um baixo nível de vitamina D não importa o quanto de leite tome, pois o cálcio será pouco absorvido pelo organismo.

Por falar em leite, um copo de 200 ml de leite desnatado tem cerca de 250 miligramas de cálcio. Derivados de leite, como iogurtes e queijos também são ricos no mineral. Caso você faça alguma dieta com restrição de lactose, não se preocupe: leites de soja também têm quantidades significativas de cálcio. “Em outros alimentos, como vegetais verdes escuros, entre eles espinafre e couve, há substâncias chamadas de oxalatos e fitatos, que dificultam com que haja absorção de cálcio. Por isso, as pessoas teriam que comer muito mais esses alimentos para chegar no nível de cálcio encontrado no leite”.

A falta do mineral é perigosa e pode gerar osteoporose. No sangue, há um valor normal do cálcio, mas visando manter a quantidade necessária no organismo, a glândula paratireoide age para retirá-lo do osso. “Se a pessoa não ingerir nada, o corpo vai tirar o cálcio do osso, para manter os níveis normais de cálcio no sangue, causando osteoporose”.

Pensando em ter uma vida saudável na terceira idade, incentive as crianças a tomarem leite e intensifique o consumo após os 50 anos. Mantenha uma dieta equilibrada e seus ossos agradecerão!