Fratello Uno


Voltar


Publicado em 29 de julho de 2015

Saiba o que a canela pode fazer pela sua saúde


Getty Images

Especiaria pode ajudar a controlar a glicose do sangue, aliviar cólicas menstruais e até mesmo auxiliar no emagrecimento

A canela, especiaria bastante presente na mesa dos brasileiros, é uma excelente aliada da saúde. Além de versátil, já que pode ser usada em diversos pratos doces e até mesmo salgados, estudos mostraram que ela pode aliviar a cólica menstrual, sugerem que protege contra o Alzheimer e contra o problema nos rins dos diabéticos, além de impedir que boa parte da glicose ingerida por meio de carboidratos seja absorvida.

O nutrólogo Roberto Navarro comenta alguns estudos sobre a canela e desmistifica crenças, como a de que a canela causa gastrite. “Ela não tem efeito irritativo para o estômago”, explica. De acordo com o nutrólogo, não há efeitos maléficos ao ingerir canela, desde que seja com moderação.

Entretanto, a canela enfrenta críticas em alguns casos. “Há um estudo mostrando que trabalhadores de empresas que processam canela para a venda são mais susceptíveis à asma e têm mais crises quando estão manipulando o alimento. Há uma incidência maior de bronquite e asma brônquica, pois a canela é irritante quando inalada, mas isso serve para várias outras substâncias”, diz Navarro.

Recentemente, um garoto americano de quatro anos morreu depois de inalar canela. “Um pó inalado pode dar uma reação no pulmão e causar uma crise de asma ou o garoto pode ter ingerido e engasgado”, supõe ele, sobre o caso. “Não dá para dizer que foi a canela, pois é um caso isolado. Podia ser qualquer outra coisa”, diz.