Fratello Uno


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Publicado em 2 de dezembro de 2015

Tomate e seus benefícios


Ele é popularmente conhecido como leguminosa, mas é uma fruta! E você sabe quais são os benefícios para a saúde?

O tomate é vermelho devido ao licopeno, uma substância antioxidante, que ajuda no rejuvenescimento da pele, na neutralização dos radicais livres e ainda estimula a atuação do sistema imunológico.

O consumo, por até 4 vezes na semana, reduz a chance de ter câncer de pulmão ou próstata, isso com a ajuda do licopeno, que barra a metástase – quando as células cancerígenas se multiplicam – no estágio inicial da doença.

O tomate é rico em Vitamina A, a responsável por ajudar na visão e melhorar o sistema imunológico, Vitamina C, que protege contra a baixa imunidade, ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e a regular os níveis de colesterol. Em combinação com o potássio, a Vitamina C é ótima no combate as doenças cardiovasculares.

Tem mais: potássio, sódio, magnésio, cálcio e folato. O potássio regula o teor de água nas células. O sódio é super importante para a saúde, mas é preciso tomar cuidado pois, em excesso, ele pode causar hipertensão.

O magnésio auxilia na contração e relaxamento dos músculos, promove um bom funcionamento do cérebro, ajuda a prevenir diabetes e infecções e ainda ajuda no fortalecimento dos ossos. Já o cálcio participa da formação e manutenção dos ossos e coagulação sanguínea. O folato, também conhecido como Vitamina B9 ou ácido fólico, auxilia nas funções metabólicas, na construção de músculos, formação de hemoglobinas do sangue e até na prevenção de acidentes vasculares cerebrais.

Segundo pesquisa da Embrapa, a cor, a firmeza e a sanidade são as características mais importantes na hora da compra. Veja algumas dicas:

– Quando bem vermelhos servem para consumo imediato ou para molho.

– Evite comprar os frutos totalmente verdes, com furos, com manchas ou ferimentos.

– Não aperte ou jogue-os na banca para não estragar.

– Os tomates se conservam bem por poucos dias fora da geladeira.

– Guarde no gavetão da geladeira dentro de sacos de plástico perfurados.

– O tomate cru (inteiro ou picado) não deve ser congelado, apenas o molho.

– Os tomates tipo Caqui são ideais para salada.

– Para molho, purê e geléia prefira os tomates Santa Cruz (italiano) ou Saladinha.