Fratello Uno


Voltar


Publicado em 3 de março de 2015

Você sofre para acordar cedo? Veja dicas para pular da cama sem sofrimento


Apenas 20% das pessoas no mundo conseguem acordar cedo sem reclamar ou sentir sono; se você faz parte dos intermediários ou vespertinos, confira as dicas para não sofrer

Quando o despertador toca no início da manhã, parece mais um instrumento sonoro de tortura. O sono é intenso e a cama aconchegante. O mundo conspira para que você feche os olhos novamente e continue dormindo. Mas é claro que você não pode.

Para 20% da população mundial, ser um “pássaro madrugador” não é um problema. Para o restante, pode ser difícil ou muito difícil acordar cedo, já que existem os matutinos, intermediários e vespertinos. Conseguir fazer com que o trabalho renda em horários em que o cérebro gostaria de estar descansando é sempre um desafio.

Confira algumas dicas para obedecer o despertador:
– Mantenha o despertador longe da cama, assim você será obrigado a levantar para desligá-lo, impedindo os “só mais 5 minutinhos”
– Durma com a janela aberta, de modo em que, quando amanhecer, o corpo consiga entender que já está claro. Isso ajuda em um despertar menos doloroso, pois o corpo barra a produção de melatonina, hormônio que ajuda a adormecer.
– Beba água logo pela manhã; ingerir esse líquido vital ajuda a ativar o metabolismo e mandar o sono embora.
– Planeje um bom café da manhã. Isso poderá ser motivacional para levantar da cama.
– Mantenha-se longe do celular ou TV. A luz atrapalha o sono e o despertar no dia seguinte fica mais complicado.
– Ler um livro na hora de dormir ajuda a adormecer mais rápido, consequentemente a ter um sono mais tranquilo e não sofrer na hora de acordar.
– Atividade física leve ao despertar ajuda a mandar o sono embora. Em contrapartida, atividade física vigorosa antes de dormir atrapalha o sono.
– Procure deixar sua manhã livre de compromissos muito complicados ou que exijam muita atenção; não é o melhor horário de concentração para quem é vespertino.

Fonte: saúde.ig